Minha Cidade Não é a Mesma Que a Cidade do Prefeito Bento Lobo

Quero minha Cuiabá, se possível,
voltando ao passado com as palmeiras na
avenida Ponce e o Armazém Mercado aberto onde
ia roubar azeitonas pretas, leite condensado e Sonho de Valsa
A cidade do prefeito transforma-se diária
para se fazer bonita e se esconde e esconde
as favelas, os grilos os esgotos a céu aberto
Minha cidade...
As igrejas seriam sempre de barro, barrocas
quando depois da missa aos domingos
as pessoas saiam para passear no Jardim Alencastro
A cidade do prefeito é veloz, o asfalto preto
encobre os paralelepípedos e as ruas de lajotas em nome da
modernidade se constrói o elevado Maria Taquara 1
Minha cidade já teve mangueiras, pitombas
cajus, cajazinhos, goiabas tudo tão gostoso e aos montes
A cidade do prefeito se ornamenta com plantas
trazidas da Índia, de Goiás e Rio Grande

Minha cidade não é a mesma que a do prefeito
embora sejamos cuiabanos e Cuiabá,
trezentos anos se modifica pela ação do tempo
Minha cidade vai daqui ali... Avenida Dom Bosco
Colégio dos Padres, Campo D’ourique, Mundéu...
Legendas que se perderam ao sabor das mudanças
que o futuro no pretérito impôs
A cidade do prefeito é um milhão de votos
um retrato na galeria, umas páginas na história
quem sabe, um nome de rua, no século futuro...
Minha cidade faz aniversário quieta, saudosista, serena
sem remorso de ser singela
A cidade do prefeito, oito de abril é fanfarra
desfile cívico-militar e fogos de artifícios.

1O elevado chegou a ser projetado pela prefeitura de Cuiabá. Mas por colocar em risco a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho o projeto foi detonado pelas organizações civis.

Nenhum comentário: