Quem é o Pai desta Criança?

[Pecinha de teatro em ato de um minuto]


–    Toma que o Valdomiro é seu!
–    Não! O Val é seu!
–    Não! O Do é    seu!
–    Não! O Mi é seu!
–    Não! O Ro é seu!
–    Não! É tudo do José Dirceu!
–    O Valdomiro, ora, era amigo.
Não importa se de quem, se era de todos!
–    Todos, vírgula. Não indiquei ninguém.
Quem indicou foi o Bispo.
Quem nomeou foi o governador.
–    Na, ne, ni, na, não, quem indicou
–    Foi PT, foi o PV, o PP...
–    Foi o PTB, o PFL, o PPS...
–    Foi o PMDB, o PSDB, foi a PQP...
Falando baixo para a platéia:
–    Não espalha, agora ninguém quer o Valdomiro,
mas a criança é de quem largar primeiro.
–    Mirinho apareceu lá em casa,
não sei de onde veio.
–    Mirinho, que intimidade...
–    Pois é, vi ele no quintal colhendo frutas,
frutos de seu trabalho, jamais imaginei...
–    Nem eu!
–    Muito menos eu!
–    Nem o José Dirceu...
–    Era era amigo, solícito,
cheio de habilidades, competente,
jeitoso, rapaz fino,
de uma discrição ímpar,
uma verdadeira obra-prima,
quem poderia imaginar...
–    Jamais imaginei...
–    Mas, o Valdomiro é seu!
–    Não! Fui enganado, fui claro.
Não sabia, me apunhalou pelas costas,
além do mais, o Valdomiro é do Bispo.
Se voltando para o Bispo: – Segura essa.
–    Seguro, mas cadê o meu?
–    O seu vem depois!
–    Depois, quando?
Se o Valdomiro é seu!
Eu quero pra ontem!
–    Não seja precipitado.
Vamos devagar com o andor
que o santo é de barro...
–    Ah! ah! ah! Que é de barro,
pode ter certeza,
você não vai querer ensinar
o padre-nosso ao vigário
–    Da missa inteira você não sabe o terço...
–    Responda depressa:
CPI nos dos outros é refresco?
–    Para com brincadeiras,
estamos falando coisa séria...
–    Então não me venha com misérias.
Eu quero o meu!
–    O seu está com o Valdomiro...
–    Não! o Valdomiro é seu!
–    Não! O Val é seu!
–    Não! O Do é seu!
–    Não! O Mi é seu!
–    Não! O Ro é seu!
–    Não! É tudo do José Dirceu!
–  Cadê o Roberto Jefferson?
Todos:
 Gato comeu!

21/02/2004

Nenhum comentário: