Eu Vi a Igreja Ser Demolida

Eu vi a igreja ser demolida...
Andei por entre bancos
– Ave Maria –
durante a missa

Depois, bem, ia pra praça
ficar passo a passo
– mais ainda –
até a hora de voltar pra casa

A igreja, enquanto guri,
era-me indiferente
Se bonita ou feia, não sei
Se de fé ou precisão de,
andar pelo centro da cidade
só eu sei

A igreja, sabia, estava lá,
era dos padres e freiras
e de missa aos domingos...
– Se se celebrava missa noutros dias
nunca, nunca fui intimado a rezar

A igreja era a Matriz...
– Matriz do Senhor Bom Jesus de Cuiabá –
que Dom Orlando Chaves
e outros cuiabanos
cismaram em derrubar
e eu, guri, assisti de longe

Vi o fotógrafo tirando fotos...
Anos depois descobri
Lázaro Papazian e,
assim como ele, nada pude fazer.

Cuiabá 06.01.16

Do Livro "Seleta Cuiabana - Cinquenta Poemas que Falam Cuiabá" página 28

Nenhum comentário: